quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Usa o email no trabalho? Dez erros a evitar

Usa o email no trabalho? Dez erros a evitar

E-mails podem ser perigosos
E-mails podem ser perigosos
D.R.
10/01/2012 | 21:16 | Dinheiro Vivo
O email tornou-se uma ferramenta quase insubstituível no local de trabalho. É o prolongamento de ordens e troca de ideias, uma forma de poupar tempo e material. Mas há algumas regras básicas que devem ser observadas para que a mensagem que se produz tenha o efeito desejado.1. Não espere uma resposta imediata ao mail que acabou de enviar. Não vá 30 segundos depois à secretária do destinatário perguntar-lhe se recebeu. Ele sabe que tem uma mensagem e responderá quando achar conveniente. Aliás, é para isso que há emails.
2. Escreva o endereço de destino apenas quando tiver o email completo, Evita assim erros embaraçosos, emails escritos pela metade ou enviar mensagens para onde não devia.
3. Se não houver nenhuma razão de força maior para omitir alguém, ao fazer "responder a todos" não deixe de fora alguém que esteja na mensagem original. Vai dar uma má imagem de si e criar suspeições escusadas.
4. Não seja descuidado. Escreva cada email como se fosse o discurso de um novo Papa na Praça de S. Pedro. Tenha cuidado com o vocabulário que utiliza, evitando linguagem menos formal ou mesmo rude.
5. Nunca se esqueça de preencher o campo "Assunto". É, nada mais, nada menos, que o título do seu email, aquilo que primeiro vai prender a atenção do seu destinatário. Precisa de ser criativo para que alguém lhe dê atenção perante a avalanche de ruído que atualmente assalta as caixas de correio electrónico.
6. Evite ao máximo enviar emails quando está furioso. Mandar uma mensagem de negócios quando está tomado pelas emoções pode ser catastrófico. Tente sempre ser o mais racional possível. Guarde-a como um rascunho e veja se no dia seguinte ainda tem vontade de a enviar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário